terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Argentinos encontram fóssil de dourado de 8 milhões de anos

Fóssil foi capturado na província de Entre Ríos, no Rio Paraná, e foi batizado de Salminus Noriegai

Paleontólogos encontraram a cabeça fossilizada de uma desconhecida espécie de dourado no trecho argentino do Rio Paraná. De acordo com o pesquisador do Museo de La Plata (MLP) e do CONICET, Alberto Luis Cione, este exemplar que media aproximadamente 50 cm deve ter vivido há pelo menos 8 milhões de anos.
“O estado de conservação da cabeça está muito bom e, graças a isso, fizemos um estudo minucioso e identificamos uma nova espécie de dourado”, explica Cione.
De acordo com o pesquisador existem quatro espécies de dourado em toda América do Sul (incluindo a tabarana). “E até agora nunca havia aparecido algo similar ao do fóssil”, afirma.
A nova espécie foi batizada de Salminus Noriegai, em homenagem ao paleontólogo Jorge Ignacio Noriega, o estudioso que comandou a busca por este fóssil no nordeste da cidade de Paraná, a capital da província de Entre Ríos, em um lugar chamado Toma Vieja.
“Este dourado se diferencia dos demais por conta dos ossos em suas bochechas e pela longitude dos ossos que estão nas extremidades de sua boca, como o maxilar e o premaxilar, além da órbita ocular que é proporcionalmente alargada”, conta Cione.
O pesquisador concluiu que “as diferenças para os dourados atuais são mínimas, confirmando mudanças evolutivas bem lentas se comparadas aos dos mamíferos”.
Fonte: Revista pesca & Companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário