segunda-feira, 27 de maio de 2013


Pesca Profissional: como pescar Marimbás







Os Marimbás podem ser encontrados em toda costa brasileira. Possuidor de uma boca pequena e dentes bastantes afiados o torna um exímio peixe ladrão de iscas. 
Seu Nome Específico: Diplodus Argenteus. 
Seu Habitat Natural: Peixe costeiro que vive em águas rasas e em fundos próximos à corais, rochas e pontos arenosos. Por ter uma carne muito saborosa, os marimbás são peixes bastante procurados e seu tamanho pode chegar de 12 a 28 cm e alcançar um peso de até 1 kilo e 800 gramas ou até os 2 Kg dependendo do local e de seu tempo de vida.  Vejamos agora como pescar os marimbás.

EQUIPAMENTO DE PESCA RECOMENDADO

1 - Vara com comprimentos de 2,70 a 4,20 metros
2 - Molinete de tamanho médio com 2 a 3 rolamentos para facilitar a pesca
3 - Linha de 25 a 40 mm de espessura
4 - Leader (arranque, saída) com linha de 0,40 a 55 mm com o tamanho maior que a altura  do local(pedra, costão) que você estiver pescando.
5 - Anzol maruseigo com tamanho de 8 a 14 no máximo.
6 - Chumbada(chumbo) de 30 a 50 Gramas, para evitar a perda de material, você pode usar bolsas plásticas de sacole com areia (é muito mais viável e evita frustrações durante a pesca por perda de material de pesca.


COMO PESCAR OS MARIMBÁS USANDO A MELHOR TÉCNICA

Você não precisa fazer arremessos distantes, mas sim arremessar sobre as pedras onde as ondas arrebentam. Você pode usar pequenas bóias mantendo assim as iscas acima das pedras evitando enganches. Também pode utilizar um linha mais fina e chumbada(chumbo) mais leve para sentir melhor a beliscada e dar o puxão da fisgada fatal.


IMPORTANTE

 1º - Para esse tipo de pesca e especificamente com esse tipo de peixe, é necessário a utilização de anzóis pequenos e saber iscar de forma correta para se obter uma boa pescaria, e se possível, use dois chicotes para não perder tempo caso o peixe esteja fisgando rápido. O recomendável é estar acompanhado de alguém disposto a fazer as trocas de isca e a retirada dos peixes dos anzóis. Pois os marimbás são peixes muito fáceis de ser encontrados em cardumes e por isso, quanto mais rápido retirar o peixe dos anzóis, iscar e jogar a linha, maior e mais abundante será a pescaria.
 2º - Procure sempre usar iscas frescas embora que mortas, pois evitará que os marimbás roubem com facilidade as iscas por estarem com as fibras moles. Entretanto, aconselha-se usar pequenos pedaços de camarão e lula fresca pois essas são as melhores iscas, sem isentar o teste de outras iscas é claro. Portanto, antes de cada pescaria, corte os pedacinhos com antecedência para assim agilizar a pesca, tornando-a ainda mais produtiva e divertida.


Fonte: Pesca de Praia

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aprenda Qual o Melhor Lado Para Usar a Manivela do Molinete ou Carretilha



Na verdade, não existe um lado especificamente correto ou errado para usar a manivela. Cada pescador terá sua preferência de acordo com o conforto que ele irá manusear o equipamento de pesca. De um modo geral, para todos os iniciantes, o recomendável é que a vara de pesca seja manuseada pelo braço de maior força e destreza do pescador.

No caso, um pescador destro, por exemplo, deverá segurar a vara de pesca com a mão direita, e consequentemente a manivela do molinete deverá estar no lado esquerdo do molinete.

Para quem pesca e é canhoto, recomendamos que utilize a manivela do lado oposto a mão esquerda. Isso porque independente do tamanho do peixe fisgado, o que vale é usar a lógica de que o membro mais exigido na pesca é a mão que segura a vara, pelo esforço repetitivo que ela pede. Portanto se você é direito, manivela à esquerda e se você é canhoto, manivela à direita.

Vale também salientar que a manivela na pesca esportiva, apenas ajuda no recolhimento da linha através da vara, no movimento de vai e vem do pescador em cada recolhimento do peixe durante a pesca. No caso da carretilha, o raciocínio é contrário.
Como ela possui um maior poder de recolhimento, e o fato de que o freio fica junto à manivela, isso quer dizer que pessoas destras deverão usar a manivela sempre à sua direita, ou esquerda.



Fonte: Pesca de Praia

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Para quem gosta de pesca, Bertioga é o lugar certo




Em Bertioga os amantes da pescaria encontram além da variedade de peixes, lindas paisagens. Passeio perfeito para quem quer relaxar.Uma aventura inesquecível nas águas paulistas, a menos de 100 quilômetros de São Paulo , um dia de lazer com interação junto a mata atlântica e sintonia total com a natureza durante todo o tempo e percurso. Sem dúvida, a terapia do terceiro milênio, onde pescar em quantidade e com qualidade não é prioridade, e sim uma consequência dos fatores climáticos,da época, e é claro, de um pouco de sorte. 
O importante mesmo é relaxar ,sair do cotidiano e se tornar mais um adepto deste esporte que cresce a cada dia.
O peixe mais procurado nas áreas estuarias da Baixada Santista é sem dúvida o grandioso Robalo, O Rei do Mangue.Este peixe é muito esportivo e sua captura exige técnica e paciência. Além do Robalo é possível encontrar a Pescada, Corvinas e outros peixes em determinadas épocas do Ano.
Em Bertioga você encontra 33,1 km de litoral, 3 rios (Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba), diversas ilhas, várias cachoeiras e vegetação exuberante de Mata Atlântica, complementada por extensa região de manguezais, formando excelente condição para prática de pesca e esportes náuticos. Os locais mais procurados são: Pontão do Indaiá, Cascalho, Ilha de Monte Pascoal e Montão de trigo.
O canal de Bertioga é abrigado, com barra aberta todo o ano. É local de encontro das águas dos rios com o oceano. É uma marina natural à espera do turista voltado às atividades náuticas.


Dicas de passeio antes de embarcar 
1. Confira se o comandante é habilitado
2. Verifique os coletes salva-vidas
3. Verifique o sistema de comunicação
4. Verifique a higiene




Fonte: Welton Robalo / Portal Bertioga

sexta-feira, 10 de maio de 2013



A importância da isca certa na pesca de praia

As iscas são o elemento chave para qualquer tipo de pescaria, seja ela em pesca de praias, mares, rios e lagos. Seja onde for, quando utilizadas de forma correta, as iscas se tornam infalíveis, além de produzirem uma pesca efetivamente produtiva. Vale salientar que a melhor isca, sempre é a local, onde os peixes vivem e rodeiam constantemente ou mesmo a utilização de iscas encontradas em terra, lama, pedras, maguezais e principalmente as iscas artificiais que cada vez mais ganham eficácia na captura de pequenas, médias e grandes espécies, tando em águas doce quanto salgada. Portanto, se você está começando agora na pesca esportiva de praia, saiba que a melhor isca é a local como: pequenos camarões, corrupto, mariscos, tatuí, minhoca e baratinha do mar entre outras. Siga algumas regras para obter uma pesca tranquila, saldável e produtiva. 


DICAS DE COMO ESCOLHER, CONSERVAR E UTILIZAR ISCAS DE PESCA DE PRAIA

1 - Leve sempre mais de uma isca para testar e entender qual é a melhor a ser usada no local. Tendo mais de uma opção de isca, você terá menos chance de voltar prá casa de mãos abanando e frustrado por não fisgar nada na pesca.

2 - Escolha iscas novas, sejam elas mortas ou vivas e quando mortas procure manté-las sempre conservadas no gelo, pois o gelo é muito importante, tanto na conservação das iscas, como na conservação dos peixes pescados, pois a água gelada que sobra do gelo será recomendavelmente utilizada para a conservação da sua pescaria, que com a alta temperatura pode não chegar em casa em bom estado dependendo do tempo de pesca.

3 - É importante entender que somente a isca não pesca peixes. portanto, procure aprender o modo correto de iscaá-las nos anzóis e principalmente enrolá-las com o elastricot(linha de silicone utilizada para amarrar as iscas evitando que elas se disperse durante o arremesso).
DICA IMPORTANTE: Para proteger os peixes fisgados na pescaria do sol e da alta temperatura e conservá-los paliativamente. Recomenda-se que se cave um buraco fundo na areia, coloque a bolsa ou isopor com os peixes dentro, deixando a tampa ou a boca da bolsa de fora para ir colocando os novos peixes dentro. Assim, evita-se o desperdício dos peixes pela ação da alta  temperatura do sol. Medida paliativa e emergencial para quem não é prevenido.


ONDE ENCONTRAR AS MELHORES ISCAS DE PRAIA E COMO CAPTURÁ-LAS

 CORRUPTO: Encontrado em pequenos orifícios, a beira mar, pode ser capturado com a ajuda de uma bomba de sucção, feita de cano PVC e agora confeccionada em outros materiais como o alumínio. Obs.:Dependendo do tipo de areia de algumas praias e altura das marés, o corrupto pode não ser encontrado. O corrupto é a melhor isca na pesca de praia

 TATUÍ: Encontrado facilmente entre as areias após o regresso das ondas. Para capturá-los basta apenas usar as mãos com o auxílio das pontas dos dedos. Ótima isca prá pesca de praia.

 MINHOCA DE PRAIA: Geralmente é encontrada entrelaçada em um tipo específico de pedra. Geralmente para capturá-las usa-se machadinha, facão, enchadeco, colher de pedreiro, mão...Ela é uma isca bastante firme e aconselhável na pesca de praia.

 MARISCO: Facilmente achado nas areias do litoral e em manguezáis. Sua captura geralmente é com as mãos usando os dedos para o recolhimento. É uma isca bastante usada e adequada para pesca de peixes de porte pequeno e médio de praia.

 BARATINHA DO MAR: Encontradas em pedras e costões, elas requerem um pouco mais de habilidade e rapidez para serem capturadas, por sere muito velozes, mas são com certeza uma isca apetitosa. Isca muito usada em pesca de praia e pedra (costão).

I M P O R T A N T E: A isca pode ser cara ou de difícil acesso, mas o que se deve levar em conta é o efeito benéfico que os resultados que ela nos proporciona, ao pescarmos e brigarmos com os peixes durante umapesca. Essa é a grande sensação que a pesca esportiva de praia causa aos seus praticantes: Distração, Diversão, Amizades, Esporte e Adrenalina. 

Fonte: Pesca de Praia

sexta-feira, 3 de maio de 2013


Lendas e Mitos na Pescaria Amadora


Em conversas entre pescadores amadores, muitos são os assuntos que buscam cada vez melhorar mais nossas pescarias. Sempre há alguém que conhece uma dica a mais, à qual os "peixes simplesmente não resistem", fazendo então os resultados da pescaria serem muito melhores. Evidente está que dicas são importantes, porém, milagres ninguém faz. Vamos descobrir o que é ou não realidade em nosso esporte.


Cor da roupa do pescador:

Como o peixe não vê cores, a roupa não tem tanta importância. Mas neste ponto há um detalhe. Se estamos pescando em um local onde haja um verde intenso, e a nossa roupa for branca, evidente está que haverá o contraste entre as cores. já que o peixe só vê em branco e preto, conseguirá distinguir o branco mais facilmente e ainda mais, com o movimento constante do pescador. Portanto, use roupas em tons neutros, ou seja, que possam se confundir com o fundo dominante no local da pescaria. Há no entanto, situações em que a cor da roupa, seja qual for, jamais interferirá na ação do peixe. Exemplo: pesca de praia, de costão, embarcada, de barranco com lances longos. Afinal, o anzol com a isca está tão longe do pescador, que jamais o peixe irá conseguir vê-lo. Portanto, a cor da roupa é mito.

O peixe vê o pescador:

A visão do peixe é de apenas alguns metros e mesmo assim ele não consegui distinguir com perfeição o objeto ou pessoa visualisado.
Este mito tem maior frequencia quando os peixes estão no raso, e, com a aproximação do pescador, fogem rapidamente. A verdade no entanto é que o peixe não viu, mas sim ouviu o pescador chegando. O ruído dos passos na margem é que assusta o peixe. faça uma experiência. Quando o peixe fugir, sente-se em silêncio e sem movimentos e veja como o peixe irá retornar lentamente ao local onde estava.Conseguir ver o pescador portanto, é mito.

O barulho atrapalha a pescaria:

Isto sim é realidade. Como vimos. o peixe não vê cores, não enxerga bem, mas a audição nos peixes equivale a 10 vezes mais do que em qualquer animal terrestre. Em assim sendo, realmente o barulho atrapalha e muito a pescaria; que tanto pode ser rm margem como embarcada. porém, convém salientar que são determinados ruídos que atrapalham mais. Por exemplo, em um barco, o cair de um remo ou então de um outro objeto qualquer, produz ruídos ensurdecedores embaixo da água. Já o ruído do motor, não é tã prejudicial assim, pois caso contrário, as pescarias de corrico seriam bastante prejudiciais.
Nas margens, o ruído que atrapalha mais são as pisadas do pescador durante as pescarias, andando de um lado para o outro. Já conversas não atrapalham a pescaria, seja ela de barco ou de barranco. Finalizando, diríamos que determinados barulhos atrapalham e outros não.

Isca em contato com produtos estranhos:

A maior preocupação do pescador que pesca embarcado é não tocar a isca quando mexeu com gasolina. Esse cuidado tem fundamento, como também outros produtos usados frequentemente pelo pescador. entre esses destacamos: desodorante, perfume, sabões, sabonetes, detergentes, etc. Mas que fique bem claro uma coisa, visto que o peixe tem seu olfato junto com o paladar, ou seja: só quando ele põe a isca na boca é que sentirá o gosto dos produtos estranhos. Sabendo disso, caem por terra todos os mitos dos produtos para atrair peixes.

Esconder muito bem a ponta do anzol:

Este é um dos maiores mitos na pescaria. Não é verdade que a ponta do anzol não pode aparecer. Vamos raciocinar juntos. Enquanto se procura esconder a ponta do anzol na isca, o cabo do anzol e às vezes até o encastoado, ficam para fora da isca. Será que o peixe sabe o que é ponta e o que é cabo de anzol? É evidente que não. O anzol não atrapalha em nenhuma hipótese o ataque do peixe à isca.

Qual a maneira correta de iscar um anzol?

Alguns mitos existem em torno desse item. Uma isca morta pode ser iscada de qualquer maneira, desde que fique firme no anzol. Já uma isca viva deve ser iscada de maneira que continue viva. Assim sendo, temos, no caso de pequenos peixes, que iscar ou pela boca ou pelo dorso do peixe, para que ele fique vivo e não perca o movimento. não se preocupe em esconder a ponta do anzol.

O peixe quando está criando não pega:


Isto pode ser considerado como meia verdade, já que algumas espécies realmente não fisgam quando estão na época de desova. No entanto, outras, para defender os alevinos fisgam em qualquer coisa que se movam em volta delas. Preferimos dizer a esse respeito, que quando um peixe está desovando, não deve ser pescado ou molestado. A época de desova deve ser considerada um período em que ninguém deve praticar a pesca, seja ela qual tipo for.

Sorte na pescaria existe?

Dizer que um pescador pesca mais porque tem sorte é praticamente uma heresia. Senão vejamos: coloque-se frente a frente um veterano pescador e um novato, e que a pescaria aconteça em local de conhecimento dos dois. Por certo o pescador veterano se sairá melhor no confronto.