segunda-feira, 24 de junho de 2013

Como pescar Tilápia 





A Tilápia é um peixe de água doce de tamanho razoável, que prefere as águas quentes das regiões tropicais e subtropicais de todo o planeta. É o terceiro peixe mais importante na aquicultura por conta de seu grande tamanho, fertilidade, crescimento rápido e sabor suculento. Essa espécie também faz uma boa disputa para o pescador de água doce.


A seguir, você vai ler tudo o que precisa para aprender como pescar Tilápia de uma maneira bem simples.



Local


O primeiro passo é decidir onde você vai começar sua pescaria. A Tilápia prefere águas quentes e calmas, onde a correnteza é bem suave. É muito provável que você encontre esse peixe em praticamente qualquer região de águas quentes ao redor do país.
Uma vez que você decidiu onde irá pescar, vá a pé ou de barco e chegue um pouco antes do entardecer, é a hora em que a água próxima à superfície se encontra mais quente. Procure por uma área próxima à costa com plantas aquáticas em abundância. As Tilápias comem muitos tipos de plantas aquáticas durante o dia todo, mas se empanturram de insetos nessas áreas abundantes em plantas enquanto o sol se põe.


Isca

Na ‘pesca com mosca’ (Fly fishing) use uma simples ‘mosca seca’ (Dry fly), arremesse-a na superfície da água e mantenha a linha bem esticada. Deixe a mosca se mexer sobre a água livremente, as Tilápias não irão tocar ou testar as moscas a essa hora do dia, irão abocanhá-las inteiras.
Se estiver usando uma vara simples e uma carretilha, uma minhoca enrolada em um anzol número dois e uma bóia presa 60 centímetros acima na linha é tudo o que você precisa. Se estiver pescando em água rasa você pode usar um anzol menor e somente uma parte da minhoca nele.


Confronto

Quando o peixe fisgar a isca, rapidamente puxe a vara para cima e para trás para prender o anzol na boca do peixe.
Mantenha a vara a 45° graus e deixe o peixe nadar por um tempo. A Tilápia é um peixe muito energético e sairá disparado assim que fisgado, como não são conhecidos por saltar você não precisa se preocupar em o peixe cuspir o anzol.
Uma vez que o peixe se afastou por volta de 40 e 90 metros comece a recolher a linha e o peixe. Tente não puxar ou abaixar a vara bruscamente, pois pode fazer com que o anzol se solte. Apenas mantenha a vara firme a 45° graus e recolha a linha num bom ritmo e sem pausas. Depois da corrida inicial ele não irá brigar muito até estar a sua vista. Tenha sua rede sempre à mão, pois ele irá se sacudir furiosamente quando for tirá-lo da água.


Fonte: Pesca Lazer

segunda-feira, 10 de junho de 2013



Curiosidades sobre peixes






O Maior peixe de água doce - O pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo, podendo atingir até 3 metros de comprimento. Em geral, tem cerca de 2 metros maior do que a estatura média de um homem adulto e chega a pesar até 200 quilos- -

Os tubarões são peixes cartilaginosos? Ou seja, não têm ossos. A maioria dos outros peixes os têm. Os tubarões são relíquias do passado distante, sobreviveram a 350 milhões de anos de luta feroz por alimento e espaço vital. Possantes e velozes chegam ao aterrorizante comprimento de 15 metros.

A maior baleia até hoje caçada foi uma baleia-azul fêmea, que media 34 metros de comprimento e pesava em torno de 170 toneladas?

O peixe que nada mais rápido - Agulhão-vela - Alcança uma velocidade de 115 km por hora.

Os peixes dormem? Mais ou menos. Eles alternam períodos de vigília e repouso. Mas fazem xixi? Sim. E bebem água? Sim, inclusive os peixes de água salgada.

Os peixes não piscam e não fecham os olhos para dormir, pois não possuem pálpebras.

O maior peixe de água doce é o Pirarucu. Um exemplar pode chegar a dois metros e pesar por volta de 200 Kg.

O peixe mais rápido do mundo é o agulhão-vela. Ele alcança a incrível velocidade de 115 Km por hora.

Um atum é capaz de nadar 170 Km num só dia.

Os tubarões são míopes. Em compensação, eles tem um olfato super-desenvolvido e um sistema chamado “linha lateral” que permite captar alterações na pressão da água.

O atum é um dos peixes mais ameaçados do mundo. A pesca intensa (pelo sushi japonês!!) está tornando os cardumes cada vez menores.

Uma enguia é capaz de dar um choque maior do que o de uma tomada doméstica. Sua descarga chega a 125 volts.

O tralhoto é um peixe que possui os olhos divididos no meio. Metade dele fica dentro e a outra metade fica fora d´água.

Alguns peixes são tão venenosos quanto cobras, caso do peixe-homicida (o nome já diz tudo!). Outros peixes venenosos são: peixe-escorpião, baiacu e algumas espécies de raias.

Dez por cento das espécies de peixes trocam de sexo uma vez na vida. Os peixes “transexuais” são divididos em dois grupos: o protândrico e o protogínico. Os potândricos são os que tem na juventude glândulas capazes de produzir óvulos e espermatozóides. Os protogínicos possuem ovários que, com o tempo, se transformam em testículos.

Existe alguma diferença entre o cação e o tubarão? Não, não existe praticamente nenhuma. Cação é somente o “nome comercial” dado ao tubarão.

Os filhotes do tubarão-tigre brigam entre si na barriga da mãe, até restar apenas um.

Tubarões e outras espécies de peixes de água salgada já foram vistos no Rio Amazonas – alguns 400 quilômetros rio acima.

Existem várias espécies de bacalhau, entre elas o ling, o zarbo, o saithe e o bacalhau do Porto. Conhecido cientificamente como Gadus Morhua, o bacalhau do Porto é o mais saboroso e também o mais caro. O interessante é que ele é pescado na Noruega e só leva esse nome por que é “desde sempre” comercializado na cidade portuguesa do Porto.

A propósito… você já viu um bacalhau? Tem idéia de como ele é? Então, repare na foto acima e observe um autêntico bacalhau.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como Limpar Molinete e Carretilha Corretamente




Aprenda o quanto é importante a limpeza de seu molinete ou carretilha, e consequentemente a linha também. Durante as pescarias, o constante vai e vem da linha em contato com a água salgada e a água doce, faz com quê a linha além de recolher e acumular sal e outras sujeiras e materiais encontrados nas águas desconhecidos e inperceptíveis à olho nu, ocasiona com o tempo uma certa deteriorização tanto da linha como do próprio molinete ou carretilha. Por isso se você pretende prolongar o tempo de vida útil desses materiais, o recomendável é fazer periodicamente uma limpeza, sempre após cada pescaria. E certo que muitas vezes a falta de tempo, relaxamento e preguiça não nos deixa seguir essa regra, mas essa limpeza é preciso e necessária. Agora para aqueles que têem dinheiro de sobra para repor com frequência esses materias, é só jogá-los em qualquer lugar e pronto, na próxima pescaria é só pôr nas tralhas e ir pescar denovo.

Agora não sabem eles que ao chegar na praia ou rio, todos correm o risco da linha estourar, do molinete ou a carretilha travar devido ao ferrugem acumulado das pescarias anteriores. Por isso o recomendável é que ao chegar de cada pescaria, mesmo cansado, aproveitem o corpo quente e lavem rapidamente com bastante água corrente limpa os molinetes ou carretilhas. Mais prá isso, você deve primeiro que tudo fechem o freio da bobina para evitar a penetração da água na parte interna do molinete. Depois, sacuda-o bastante para retirar o ecesso de água e deixe-o num local seco e arejado ou ao sol para escorrer. Mais tarde, após tomar banho, almoçar, dormir... use um pano seco para completar a limpeza. 



COMO LIMPAR A LINHA E PROLONGAR O SEU USO?

A limpeza da linha pode ser feita sempre que você tiver um tempo livre.  Prá isso existem várias formas.
 1 - Usando uma lata de cerveja, passe a linha e com um pano úmido siga limpando metro a metro sua linha, até que toda ela esteja livre do sal e outras impurezas. No final você verá em que estado vai estar o pano.
 2 - Você também pode utilizar um outro molinete vazio, ou até mesmo colocá-la em um balde com água e depois recolhê-la fazendo a limpeza com o pano úmido. 
► 3 - Por fim, lave e enxugue o carretel(bobina), a fim de retirar todo o sal e a marisia que a linha acumulou, livrando-o da corrosão e prolongando o uso do mesmo. É recomendável fazer este tipo de limpeza sempre após cada pescaria.

Obs.: Usando esses métodos de limpeza, você prolongará a vida útil de seu material de pesca. O mesmo se aplica todos os outros materias utilizados na pesca, tanto de praia quanto de rio.
IMPORTANTE: A limpeza e manutenção dos materiais de pesca é a melhor forma de prolongar o tempo de uso e evitar frustrações e perdas  durante uma pescaria, seja ela qual for.


Fonte: Pesca de Praia