terça-feira, 30 de julho de 2013

Como Pescar Robalo na Praia

O robalo é um dos maiores troféus para pescadores de praia,  no entanto poucos sabem como pescar robalo na praia de forma a obter sucesso neste tipo de pescaria.
Os modos mais comuns para pesca do robalo é pescar de barco em baías e rios que desembocam no mar utilizando iscas artificiais ou iscas vivas como camarão ou manjuba. Esta é talvez a forma mais fácil de ter sucesso ao pescar buscando os robalos, ainda mais se o piloteiro souber os locais exatos onde pode se pegar robalos como, galhadas, lajes, etc.  O que talvez somente alguns pescadores saibam é que é possível ter muito sucesso ao pescar robalo na praia também. É possível ter uma pescaria de robalos com sucesso na praia tanto em quantidade de peixes fisgados como no tamanho e peso dos peixes, ocorre muitas vezes de se capturar grandes robalos na pesca de praia usando material, técnica e conhecimento correto.


Como Pescar Robalo na Praia

Aproximadamente uns 80% do segredo para obter sucesso para pescar robalos na praia diz respeito ao modo de preparar a linha que neste caso é diferente da forma tradicional que utiliza chicote, chumbo em baixo, etc. Aprenda como preparar a linha de forma a obter sucesso ao tentar pescar robalo na praia.


Preparando a Linha Para Pescar Robalo na Praia

Você vai precisar do seguinte material para preparar sua linha de forma específica para a pesca do robalo na praia:
  1. Linha 0,40mm para pernada.
  2. Chumbo oliva de 50g a a 70g.
  3. Girador
  4. Anzol wide gap.
Com os itens acima em mãos, você deve preparar a linha da seguinte maneira:
    1. Pegue a linha que sai do molinete, passe pelos passadores da vara e após passar pelo último passador, passe a linha por dentro do chumbo oliva.
    2. Amarre o girador na ponta da linha que sai do outro lado do chumbo oliva. Isto vai fazer o chumbo ficar acima do girador de forma que fica livre na linha e não passa para baixo.
    3. Agora pegue a linha 0,40mm e corte um pedaço de pelo menos um metro, amarre em uma ponta da linha o anzol wide gap e a outra ponta da linha amarre no girador.
    4. Se realizou a montagem da linha corretamente deve ficar parecido com a foto abaixo.


Preparação Carolina Rig para pescar robalo na praia


Esta montagem com o chumbo é estranha para a maioria dos pescadores de praia, porém o segredo desta montagem é que o chumbo oliva rola na areia levado pela corrente ou ao darmos pequenas puxadinhas na linha, o efeito causado é que a linha da pernada com o anzol wide gap “varre várias áreas”, até que uma hora passa por um local onde tem um robalo próximo que não resiste e abocanha a isca, o próximo segredo agora é saber que isca usar, pois este método não funciona com qualquer isca.


Iscas Para Pescar Robalo na Praia

Agora que você já preparou a linha de maneira adequada para pesca do robalo com os pés na areia, o próximo passo é saber que iscas usar para ter sucesso pescando desta forma.  Confira abaixo as 3 iscas apropriadas para este tipo de pesca:
  1. A melhor isca para obter sucesso nesta forma de pescar robalo na praia é o camarão vivo, que deve ser iscado pelo rabo ou pela cabeça, se optar em iscar o camarão pela cabeça deve tomar cuidado para não matar o camarão, a forma correta de iscar pela cabeça é passando o anzol abaixo do ferrão e pouco acima da “parte preta”, não deve passar na “parte preta” que é o “cérebro” do camarão de forma alguma se não o matará.
  2. Outra isca muito boa para ser usada ao pescar desta forma é a manjuba viva ou outros pequenos peixes vivos.
  3. Corrupto, de preferência vivo, se não conseguir vivo, o morto também serve porém neste caso vai aumentar as chances de pegar outros peixes além do robalo, se seu objetivo é pescar somente robalos, então usar corrupto morto pode não ser muito recomendável.

Como Pescar Robalo na Praia – Arremesso e Fisgada

O próximo passo é o arremesso da linha com isca na água. Se estiver utilizando iscas vivas como o camarão ou peixe vivo não arremesse muito forte para evitar que a isca se solte durante o arremesso ou ao bater na água. Neste caso os arremessos devem ser curtos e suaves não ultrapassando os 50 metros, mesmo porque nesta faixa já tem bastante espaço para “varrer” e achar o peixe com sucesso. Se por algum motivo quiser arremessar mais longe, o recomendado é que entre na água para ganhar mais alguns metros e atingir o local que quer atingir sem precisar arremessar muito forte.
Feito o arremesso, agora basta esperar o peixe pegar a isca e saber como fisgar. Neste tipo de pescaria além do robalo outro peixe pode aparecer também, trata-se da corvina. Mantenha a linha esticada para sentir melhor o peixe, pode acontecer do peixe pegar forte e você sentir uma forte puxada, porém também pode ser uma puxada suave principalmente se for uma corvina que está pegando a isca, por isso a importância de deixar a linha bem esticada, pois pode acontecer de sentirmos apenas uma leve esticada na linha como se fosse causada pelas ondas, mas em vários casos ao acontecer isso se trata de uma corvina ou robalo pequeno, se sentir algo parecido de um puxada de linha de leve para trás e se realmente for peixe, ele vai puxar com força, após isso basta recolher com calma, aproveitando a briga até tirar o peixe da água, no caso de peixes grandes, mantenha a calma e libere linha para não perder o peixe.

Esta técnica de pescar robalo na praia tem rendido ótimos exemplares tantos de robalos como corvinas.


Fonte: Pesca de Praia

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Conheça a Estrutura Geral dos Peixes



Todo iniciante na pesca de praia esportiva, deve saber o básico sobre o organismo dos alevinos, pois assim, entenderá melhor os aspectos físicos, e compreendendo seus hábitos poderá tirar bom proveito dessas informações na pesca em si. Assim como os seres humanos os peixes em geral, também possuem membros e órgãos vitais e são todos eles que permitem sua existência e garantem a sua sobrevivência durante dias, meses, anos e décadas. Veja nestas ilustrações interna e externa como é constituído um peixe. 


PARTE EXTERNA



Foto das areas externas dos peixes
















1 -  Barbatana dorsal espinhosa: Proporciona a estabilidade dos peixes.
2 -  Barbatana dorsal mole
3 -  Barbatana caudal: proporciona aos peixes propulsão, equilíbrio e velocidade ao nadarem.
4 -  Barbatanas peitorais: Elas possibilitam os peixes ao se locomover um melhor equilíbrio, freio e recuo e da a meia volta quando necessário.
5 -  Barbatanas pélvica: Essas barbatanas é que dão aos peixes direção e freio.
6 -  Barbatana anal: Possibilitam os peixes a manter sua estabilidade.
7 -  Pendúculo
8 -  Escamas
9 -  Linha Lateral
10 - Ânus
11 - Opérculo
12 - Olhos
13 - Narinas
14 - Boca




PARTE INTERNA


Foto das areas e membros internos dos peixes


1 -  Bexiga nadatória: É uma espécie de bolsa nadatória, que se enche e esvazia mantendo assim a flutuação dos peixes na profundidade desejada, sem exigir deles muito esforço.
2 -  Estômago: A digestão é feita quase toda nele, como o bacalhau comem conchas inteiras com casca e tudo, o estômago ajuda a facilmente digeri-las. 
3 -  Coração: Com apenas duas camadas em vez de quatro como é as dos mamíferos, ele ativa a circulação sozinho do sangue sem o auxílio do pulmão.
4 - Ovário: A fêmea desova milhares e at´mesmo milhões de ovos, que são fecundandos pelo macho, pena que apenas só alguns deles conseguem sobreviver.
5 -  Músculos: Dispostos em segmentos, eles impulsionam os peixes para frente com movimentos ondulares.
6 - Linha Lateral: Por meio dessa fileira de escamas, o peixe consegue perceber qualquer alteração no fluxo da água, conseguindo com isso perceber os obstáculos e desafios pelo caminho e ajuda também a detectar e se desviar de animais e predadores durante os trajetos constantes. 
7 -   Boca: Dependendo da espécie, ela ajuda tanto a engolir como a morder e mastigar alimentos.
8 -   Fígado
9 -   Brânquia (guelra)
10 - Intestino, pendúculo, espinha dorsal completam sua composição. Essas são as partes interna e externa dessas maravilhosas máquinas de nadar, responsáveis por grandes brigas na pesca de praia esportiva.  

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Aprenda qual a melhor fase da lua e maré para pescar

MELHOR FASE DA LUA PARA PRATICAR A PESCA DE PRAIA


Foto da lua cheia refletindo na agua do mar
 Na verdade, existe o dia "D" que os pescadores experientes dizem ser o melhor e mais produtivo prá praticar a pesca de praia. Esse dia é sempre um dia antes da "lua cheia". Comprovadamente, esse, é o dia em que os muitos efeitos que a lua causa sobre o mar e seus habitantes, favorecendo em termos de produtividade os pescadores.

► Quanto as fases da lua em que é melhor para praticar a pesca de praias, principalmente noturna, é durante as lua cheia e minguante. Durante elas, a claridade é mais intensa fazendo com que o nível de atividade e apetite dos peixes tornem-se maiores. Principalmente na lua cheia que com sua luz sobre as águas, faz com que os peixes saiam da profundidade para circularem sobre a superfície dos mares e litorais. 

► Por isso, é recomendado que você se programe com antecedência através de um acompanhamento das tábuas das marés e esteja pronto, e com os materiais montados corretamente, juntamente com as iscas certas. De preferência, iscas obtidas do próprio local onde vai ser feita a pesca. Caso não consiga, recomendamos o bom, fresco e eficiente camarão, que não deixa de ser uma isca universal, por ser a mais utilizada no mundo para a prática da pesca de praia e tantas outras modalidades de pesca esportiva.


MELHOR MARÉ PARA PRATICAR A PESCA DE PRAIA


Sem sombra de dúvidas, a melhor maré para se obter uma boa e produtiva pesca de praias é durante a maré enchente, ou seja, na enchente. Esse é exatamente o momento propício quando os pequenos crustáceos saem de seus buracos e tocas a procura de comida, que os predadores aparecer próximos a beira mar em busca desses alimentos e de outros.


► É durante a enchente da maré, que as correntezas trazem e movimentam diversos tipos de alimentos, despertando a procura dos peixes de todos os tipos e tamanhos no mar. As vantagens de praticar a pesca de praia durante a maré enchendo, traz vários benefícios, além de uma maior diversidade de peixes.

► Com a maré enchendo, é possível fazer bons arremessos sem ter que molhar os pés. É melhor para trabalhar o peixe, porque a correnteza, o peso da chumbada e a liberação da linha freiada, possibilitam o rápido cansaço e entrega do peixe. O segredo é ter calma e saber administrar a briga com o peixe.

► Outro ponto a nosso favor é que durante a maré enchente, ocorre a passagem e circulação de uma grande diversidade de espécies de peixes. O que torna as chances de fisgar bons exemplares muito maiores em relação as marés baixa e vazante. Por esse e outros vários motivos, a melhor maré para pescar em praias é na maré enchente(subindo/alta).

► Portanto, se prepare para aproveitar estas marés, pois sabemos que durante 24 horas e 48, temos 2 marés enchendo e 2 marés vazando, onde ao final de cada uma delas temos a maré baixa, que seu rendimento é totalmente inferior, se comparado as outras. Seja precavido, antecipe-se sempre quando for fazer uma pesca de praia, se orientando pela tábua das marés e fases da lua, que com certeza os rendimentos de suas pescaria em praias serão superiores aos demais.

► Só não esqueça de investir nos materiais adequados, pois a pesca de praias é um conjunto que deve andar lado a lado. Pois não adianta está na maré e lua certa, usando o material e a isca errada. 


Fonte: Pesca de Praias